coluna

5 cuidados que ajudam a sua coluna a envelhecer bem

A coluna é importantíssima para o bom funcionamento do organismo e com o passar dos anos, pode ser alvo de diversos problemas. Além das dores lombares, cervicais e dorsais, os problemas na coluna podem oferecer sérios riscos para o bem-estar.

Nesse contexto, adotar hábitos preventivos para cuidar da saúde da coluna é essencial para qualquer pessoa – pois os cuidados são decisivos para fortalecer a estrutura e evitar complicações com o envelhecimento.

Se você deseja saber como envelhecer bem e sem problemas na coluna, vamos ajudar! Confira neste post 5 dicas valiosas para preservar a sua coluna saudável e contribuir para evitar qualquer tipo de dores e limitações!

5 cuidados para cuidar da coluna

A saúde da coluna interfere diretamente no bem-estar físico e mental, pois os problemas que afetam a estrutura lombar, cervical e dorsal provocam sérios desconfortos. Além da dor intensa, a limitação dos movimentos compromete a execução de tarefas básicas do dia a dia.

Sendo assim, investir em hábitos preventivos é a melhor forma de evitar complicações. Veja dicas para envelhecer bem!

1. Tenha atenção a sua postura

A distribuição do peso corporal e o alinhamento do corpo são fundamentais para evitar sobrecargas na coluna, que podem causar problemas com o tempo. Dessa forma, é importante corrigir a postura, principalmente nas atividades repetitivas, como no trabalho, por exemplo.

Para corrigir a postura, tenha atenção as seguintes práticas:

  • evite ficar curvado ou inclinado;
  • sente nas cadeiras com os pés no chão e a coluna reta e encostada;
  • abaixe flexionando os joelhos para pegar objetos ou amarrar os sapatos;
  • tenha atenção com sapatos de salto;
  • evite carregar mochilas pesadas e alterne os ombros para distribuir o peso;
  • encontre uma posição confortável para dormir.

2. Mantenha uma alimentação saudável

A alimentação equilibrada é indispensável para manter o corpo nutrido e prevenir diversas doenças. Portanto, para a coluna permanecer forte e saudável, alimentar-se bem é fundamental, inclusive, para reduzir os riscos do sobrepeso.

3. Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos contribuem para fortalecer a musculatura do dorso e previnem o desgaste precoce, devido o envelhecimento. Dessa forma, procure fazer atividades físicas regularmente, combinando caminhadas, exercícios aeróbicos e o que mais te der prazer.

4. Cuide da saúde mental

A saúde da mente contribui de forma significativa para o bem-estar do corpo, prevenindo diversas doenças, tensões e dores. Devido a esse motivo, procure viver momentos que aliviam o stress do dia a dia, reservando um tempo para relaxar, descansar e fazer o que mais gosta.

5. Consulte com o médico periodicamente

As consultas periódicas com um médico especialista são importantes para ter orientações profissionais para cuidados de acordo com as características do seu corpo. Além disso, contribui para identificar possíveis problemas de forma precoce, e ter tratamentos mais eficazes.

Sobretudo, o médico pode indicar terapias preventivas para cuidar da coluna, como a quiropraxia, que promove ajustes na coluna para um bom funcionamento e redução da compressão nos nervos. Uma ótima alternativa para preservar a saúde e evitar problemas na coluna.

Adotar hábitos saudáveis e que preservam a saúde da coluna é fundamental para permanecer ativo e com disposição para encarar os desafios do cotidiano. Portanto, é a melhor forma para envelhecer saudável e sem limitações funcionais na coluna.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp