hérnia de disco

5 dicas para prevenir a hérnia de disco



Nossa coluna é estruturada por uma série de discos entre as vértebras que são empilhados entre cada osso, funcionando como amortecedores, sempre que realizamos alguma atividade no dia a dia. Já a hérnia de disco surge quando a parte externa do disco fica fraca ou se rompe, permitindo que as vértebras se desloquem e, em alguns casos, provoquem pressão sobre os nervos da espinha.

Apesar de ser uma condição muito incômoda e que afeta a rotina e a qualidade de vida da pessoa, existem algumas coisas que podem ser feitas como prevenção para a hérnia de disco. A seguir, listamos algumas delas. Acompanhe!

Como prevenir a hérnia de disco?

1. Faça alongamentos

Atividades e programas físicos que trabalham toda a extensão do corpo podem ajudar a melhorar a flexibilidade e aumentar a força. Com isso, é possível obter alívio para as dores provocadas pela hérnia de disco.

Yoga e Pilates são algumas das práticas que podem ser usadas. Porém, é preciso ter um bom acompanhamento e tomar muito cuidado, pois nem todos os exercícios e posições são recomendados para quem tem disco herniado!

2. Trabalhe a musculatura das costas

Exercícios que tenham como foco o aumento da força muscular das costas, pernas e região abdominal podem ajudar a reduzir o risco de hérnia de disco. Prancha, ponte, inclinações pélvicas e abdominais podem ser usados.

3. Use calçados adequados

Tomar cuidado para usar o calçado adequado é essencial para aumentar o nível de proteção das costas, impedindo a ocorrência ou o agravamento de vários tipos de lesões, a exemplo da hérnia de disco.

Por exemplo, salto alto pode interferir no alinhamento físico e ampliar o risco de um disco se deslocar com mais facilidade. Vale a pena conversar com o vendedor para fazer a escolha mais correta.

4. Mantenha o peso equilibrado

O excesso de peso faz com que as costas e a coluna sejam sobrecarregadas, deixando a região mais vulnerável a lesões. Por isso, é fundamental procurar manter o peso saudável. Há várias formas de fazer isso, mas a maneira mais recomendada é procurar fazer alguma atividade física regularmente.

5. Atenção com a postura

Nós sabemos que para prevenir a hérnia de disco, assim como várias outras lesões que podem surgir na coluna, é preciso cuidar para manter uma postura correta no dia a dia. Porém, essa preocupação também precisa chegar até a cama!

Dormir em um colchão firme e trocá-lo a cada 8 ou 10 anos, além de virá-lo de lado a cada três meses para que não fique “acostumado”, são algumas práticas recomendas. Também deve-se evitar dormir em posição fetal ou de barriga para baixo, pois essas posições aumentam o risco de hérnia de disco.

Dicas preventivas adicionais contra a hérnia de disco

No dia a dia, algumas práticas simples e hábitos saudáveis também ajudam na prevenção da hérnia de disco, tais como:

  • Ao pegar objetos pesados no chão, as costas não devem ser curvadas — a forma correta é levantar o peso com a força das pernas;
  • Procurar alongar-se mais vezes, especialmente quem trabalha sentado;
  • Evitar o fumo;
  • Tomar cuidado e, se possível, evitar usar sapatos de salto alto;
  • Cuidar para ter uma refeição equilibrada e saudável.

Por fim, mesmo seguindo essas orientações preventivas, é muito importante que você procure o médico especialista sempre que identificar algo persistente e incômodo em sua coluna. Lembre-se que, quanto mais cedo o tratamento para a hérnia de disco for iniciado, mas eficaz ele será!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp