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6 erros de postura que você comete no dia a dia

Sentir dores nas costas não deve e não pode ser considerado algo normal. Entretanto, é necessário atenção e apurar o que pode estar causando esse desconforto na região afetada. Algumas vezes, o problema é consequência de hábitos equivocados de erros de postura que incorremos ao longo do tempo.

Esse hábitos equivocados poderiam ser facilmente evitados corrigindo a postura, sobretudo no trabalho quando a dor tende a surgir com uma frequência mais elevada, devido ao fato de principalmente o longo período que o funcionário permanece sentado.

Erros de postura mais comuns

Após um dia de trabalho, é normal alguns trabalhadores queixar-se de dores em alguma parte do corpo. 

Contudo, infelizmente, as doenças ocupacionais são mais frequentes do que podemos imaginar. Entretanto, se tratando de coluna, por exemplo, cerca de 80% da população mundial terá um evento de dor na lombar em algum momento da vida.

Veja alguns dos principais erros de postura corporal que costumam ser mais cometidos:

Coluna curvada

Um dos primeiros erros de postura identificado consiste no fato de sentar de forma que você sinta sua postura mais confortável. 

Frequentemente encontram-se pessoas sentadas à frente do monitor com o pescoço e a lombar curvados e ombros para frente. Entretanto, a falta de ergonomia favorece o erro de postura, ocasionando o comprometimento do sistema osteomuscular (LER/DORT). 

Porém, a forma recomendada para sentar evitando lesões é manter a lombar completamente apoiada no encosto da cadeira. Contudo, para isso, a cadeira deve proporcionar sustentação à coluna.

Pescoço inclinada para frente

O monitor quando está posicionado na altura inadequada, muito baixo ou alto demais, força o pescoço a se curvar, gerando dores na região.

Logo, para evitar lesões e corrigir a posição do pescoço, o uso de suporte para notebook ou para monitor é a recomendação ideal para manter o pescoço na posição correta e corrigir a linha de visão.

Cotovelos para baixo

Outro erro de postura bastante frequente consiste no fato de deixar os cotovelos ligeiramente curvados para baixo. Essa prática mantida ao longo do dia força a região cervical, ocasionando dores no fim do expediente. 

Cadeira alta demais ou baixa

Quando a cadeira está regulada de forma muito baixa, poderá comprimir a parte posterior das coxas, próximas as nádegas, dificultando a circulação sanguínea. Entretanto, quando alta demais, também irá comprimir as coxas, porém próximo ao joelho

Pés sem apoio

Quando as pernas estão apoiadas incorretamente, os pés tendem a ficar sem o apoio devido. Todavia, os pés devem ficar apoiados completamente no chão. 

Porém, se não for possível, o uso de um suporte se faz necessário para fazer a correção e manter as pernas na posição que não cause nenhum tipo de comprometimento do sistema osteomuscular da região.

Excesso de documentos

Acumular objetos sobre a mesa ou abaixo dela não permite a devida aproximação da cadeira à mesa, dificultando que se mantenha uma postura adequada. Portanto, evite deixar excessos abaixo da mesa, deixe-a com espaço livre para facilitar a aproximação da cadeira.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava!

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