erros de postura

7 erros de postura que você comete no dia a dia

Embora sentir dor nas costas seja um sintoma muito comum entre a população, não deve ser considerado como algo normal. É preciso dar atenção ao incômodo e buscar assistência médica para investigar a origem do problema que, geralmente, está relacionado com erros de postura.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça mais sobre esses hábitos que podem estar prejudicando a sua coluna.

Os principais erros de postura

Você sabe quais são os erros de postura mais comuns? Então, continue a leitura e descubra!

1) Sentar-se na borda da cadeira

Um comportamento muito comum, mas que pode trazer grandes prejuízos para a sua saúde. Ao sentar-se sem apoio nas bordas de uma cadeira, você pode causar um desvio no quadril, encurtamento da musculatura da bacia, dor no nervo ciático e aumenta as chances de desenvolver varizes.

2) Postura estática prolongada

Para os profissionais de escritório ou que exercem suas atividades em computadores, manter-se na mesma posição durante horas é um hábito que traz prejuízos não só para a coluna, mas para todo o corpo.

Ainda, com a continuidade desse comportamento, reduz-se a elasticidade dos tecidos moles do corpo, como os tendões e os ligamentos musculares, que protegem as articulações. Então, procure mudar de posição constantemente, fazendo pequenas caminhadas e se alongando.

3) Apoiar o celular no ombro

Mais uma das posturas erradas mais percebidas nos dias atuais. Na correria do dia a dia e a necessidade de realizar várias tarefas simultaneamente, as pessoas acabam apoiando o celular nos ombros enquanto utilizam as mãos para outra atividade.

Porém, essa posição faz com que apenas um dos lados do pescoço tenha sua musculatura hiperestendida, enquanto a do outro está hipercontraída. As consequências disso são dores e torcicolos.

4) Sentar-se sobre uma das pernas

Ao sentar-se sobre uma das pernas, os joelhos, quadris e coluna são sobrecarregados, causando o desgaste das articulações, o encurtamento dos músculos, uma contratura ou prejudicando a circulação sanguínea.

5) Reclinar na cadeira

Embora pareça mais confortável sentar-se na cadeira com a coluna reclinada, é um comportamento que traz problemas a longo prazo. Isso porque os músculos e os tecidos moles estão constantemente tencionados, afetando a sua elasticidade.

6) Apoiar-se em uma só perna

Quando estamos em pé, ficar apoiado em uma só perna nos traz uma sensação de conforto. Porém, esta postura errada faz com que a coluna e o quadril sejam pressionados em um único lado.

Ainda, a manutenção desse erro postural pode causar desequilíbrios musculares na região da pélvis. Da mesma forma ocorre quando carregamos peso em um só lado do corpo. Para evitar, habitue-se a distribuir o peso de forma homogênea quando estiver em pé.

7) Sentar-se sem apoio para as costas

Ao comprar novas cadeiras para sua casa ou trabalho, além do design, opte por aquelas que possuam suporte para as costas. Sem o apoio correto, podem surgir dores nas coluna, pescoço e até mesmo no braço.

Ademais, ao sentar-se inclinado para frente, o indivíduo pode favorecer o desenvolvimento de uma cifose e deixar a musculatura abdominal mais flácida.

Portanto, para evitar as consequências de uma postura errada, verifique se você possui algum dos hábitos citados no post e supervisione-se para evitá-lo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

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