alongamentos

Conheça os 5 alongamentos indispensáveis para atividades físicas

Já é sabido que praticar atividades físicas é muito importante para a manutenção da saúde. No entanto, existe um aspecto da prática de esportes que muitas vezes fica esquecido: os alongamentos.

Não existe desculpa para pular essa importante etapa da realização de exercícios. Os alongamentos ajudam a prevenir lesões, preservam a qualidade postural, combatem encurtamentos que podem ocorrer com o desenvolvimento muscular e melhoram a funcionalidade da movimentação. Isso é benéfico tanto para a prática de exercícios quanto para o dia a dia.

A seguir, você conhecerá cinco alongamentos que são fundamentais para manter a saúde da sua coluna e de todo o corpo.

1) Pose da criança

Esse alongamento é indicado para a região dos músculos do grande dorsal, ou seja, é direcionado para a maior parte das costas. Portanto, beneficia atletas de todas as modalidades, da corrida à musculação.

Para realizá-lo, ajoelhe-se e abaixe o tronco, tocando o chão com as mãos bem estendidas à frente. Mantenha-se na posição e depois volte lentamente para a pose em que se senta sobre os calcanhares.

2) Flexão de tronco lateral

Para abranger os músculos que constituem toda a lateral do tronco, como os oblíquos externos, incline-se lateralmente e segure-se em um anteparo, como uma coluna ou poste. A seguir, projete os quadris lateralmente em sentido oposto ao que está se segurando. Repita o exercício do outro lado também.

3) Flexores de quadril

Os flexores de quadril são músculos que se encontram encurtados em muitos indivíduos, devido ao hábito de passarem a maior parte do dia sentados. Seu encurtamento promove o surgimento de forças que interferem na postura e provocam queda de desempenho em diversos esportes, além de favorecer o surgimento de assimetrias.

Para realizar essa técnica, posicione-se sobre um dos joelhos, com o pé da outra perna apoiado sobre o chão e o joelho flexionado em 90 graus à sua frente. Projete o quadril à frente, contraindo os glúteos.

Se conseguir, com a mão do lado correspondente ao joelho que está no chão, puxe o pé deste mesmo lado para cima, aumentando a efetividade do movimento.

4) Posterior de pernas

Para abranger os principais músculos da parte posterior da perna, como bíceps femoral e panturrilhas, sente-se no chão com as pernas estendidas.

A seguir, tente tocar as pontas dos pés sem flexionar os joelhos. Se tiver flexibilidade suficiente, segure as solas dos pés e faça um movimento de puxá-las em direção ao corpo.

5) Para os quadríceps

A fim de manter o equilíbrio do corpo e promover uma boa postura, é fundamental tratar músculos opositores igualmente. Portanto, também é fundamental equilibrar a musculatura da frente das pernas.

Para isso, de pé, dobre um joelho e segure o pé atrás do corpo. Quando executar essa técnica, lembre-se de manter os joelhos próximos para enfatizar a ação do movimento.

Cuidados Especiais

O alongamento contribui para a saúde e o equilíbrio do corpo em geral e promove melhorias na performance. Para obter todos os seus benefícios, mantenha-se em cada posição por 30 a 45 segundos e repita cada pose pelo menos uma vez.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp