Cervicalgia

Como a quiropraxia atua no tratamento da cervicalgia?

A cervicalgia, ou dor cervical, é o desconforto que atinge a região do pescoço. Essa parte do corpo é vulnerável a uma grande variedade de sobrecarga. Dessa forma, o distúrbio tem diversas causas. A mais comum delas é a má postura durante o trabalho ou ao realizar tarefas repetitivas. O sintoma também pode se manifestar após esforço físico ou mesmo pela altura inadequada do travesseiro.

A cervicalgia aguda atinge até metade da população em algum momento da vida. Essa síndrome é comum em diversas faixas etárias, de ambos os sexos. A dor no pescoço é a segunda maior causa de dor na coluna vertebral, perdendo apenas para o incômodo na lombar.

Tratamento da cervicalgia

A quiropraxia é um dos tratamentos mais eficazes para a dor no pescoço. A técnica é capaz de aliviar as dores por meio da manipulação das vértebras. Dessa forma, ela trata diretamente a causa do problema, com a utilização de impulsos manuais em pontos específicos do corpo. 

Para tratar a cervicalgia, a quiropraxia atua diretamente na musculatura esquelética, aumentando a flexibilidade articular, relaxando os músculos da região.

A má postura no dia a dia, traumas, torções e quedas são os principais fatores que contribuem negativamente para o alinhamento ideal da coluna. Tais condições causam dores e colaboram para o surgimento de determinadas alterações, como a cervicalgia. 

Ao agendar uma consulta com um quiropata habilitado, o paciente será submetido a uma avaliação, que envolve a análise postural e uma série de exames físicos, ortopédicos e neurológicos. Tais exames ajudam o especialista a determinar o melhor tratamento com o uso da técnica.

Também são realizados alguns testes específicos, que irão avaliar a mobilidade da coluna vertebral, evidenciando regiões com baixa ou alta mobilidade, responsáveis por possíveis disfunções articulares.

Após uma avaliação minuciosa, deve ser planejado uma sequência de tratamentos. A prescrição é de acordo com as necessidades detectadas no diagnóstico inicial, fazendo com que o tratamento seja individualizado.

A abordagem da técnica tem como característica o alongamento da cápsula articular, que contribui para a nutrição dos discos intervertebrais, controle da dor e para o relaxamento do músculo.

O benefício de quem opta pela quiropraxia são inúmeros. Além de tratar a dor cervical, grande parte dos pacientes adota a técnica para o cotidiano. O resultado é a melhora da qualidade de vida, do sono e controle do estresse. Outro benefício importante é o aumento da consciência corporal.

Vale ressaltar, ainda, que embora a quiropraxia não seja muito difundida no Brasil, este é um procedimento bastante seguros. Em geral, pode ser realizado em pessoas de qualquer idade. 

Quer saber mais sobre cervicalgia? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

Comentários
Dr. Fábio Sguissardi

Posted by Dr. Fábio Sguissardi