dor nas costas

Como aliviar a dor nas costas?

À medida que a idade avança, as pessoas ficam mais propensas ao desenvolvimento de dores nas costas. Além disso, ainda existem os fatores externos e comportamentais que também influenciam no surgimento de problemas nessa região do corpo.

Algumas estimativas apontam que 9 em cada 10 pessoas terão algum tipo de dor nas costas em algum momento de suas vidas.

No entanto, de acordo com a causa, é possível adotar algumas medidas para aliviar e até prevenir maiores problemas. A seguir, você conhecerá algumas delas. Acompanhe!

Dicas para aliviar a dor nas costas

Limitar o descanso na cama

Quando não se tinha ideia de qual tratamento adotar para os diversos tipos de dores nas costas, a cama era sempre uma recomendação. Porém, hoje a medicina já sabe que essa pode não ser a melhor opção.

Porém, é claro, existem casos em que se deitar um pouco pode ajudar a aliviar a dor, como é o caso da dor lombar. Entretanto, ainda assim, é preciso tomar cuidado para não passar muito tempo na cama e piorar o sintoma.

Fazer caminhadas

Caminhar é uma atividade que a maioria das pessoas evita fazer quando sente dores nas costas. Porém, essa simples ação é muito importante, tanto para o alívio quanto para a prevenção do sintoma.

Outro ponto interessante, que tem relação com o tópico anterior, é que quanto mais tempo a pessoa passa deitada ou sentada, maiores serão as chances de ter uma demorada recuperação ou processo de cicatrização mais lento. Além disso, os músculos podem ficar mais tensos, fracos e dolorosos, caso ela não se movimente.

Escolher bem os calçados

Existe um tipo de calçado que se adequa perfeitamente à fatores específicos, como rotina e peso de cada pessoa. Por exemplo, quem precisa andar demais, deve dar preferência para calçados mais confortáveis, como sandálias baixas e tênis.

Deixar de observar este ponto no dia a dia apenas contribui para um estresse maior nas costas, o que provocará dores em um momento ou outro.

Fazer compressas

Em determinadas situações, usar bolsas com água quente ou fria na região dolorida pode ajudar a diminuir o incômodo. O calor ajuda a relaxar os músculos, enquanto o frio diminui a dor. O mais indicado é fazer a alternância entre compressas quentes e frias a cada 15 minutos.

Organizar a estação de trabalho

A dor nas costas pode ter relação com a postura incorreta no dia a dia, hábito que pode fazer com que os músculos fiquem mais tensionados e a coluna seja sobrecarregada. Pensar um pouco no fator ergonomia, ao organizar a estação de trabalho, pode evitar muitos problemas que tenham origem na má postura.

Além disso, a ergonomia é essencial para prevenir lesões por esforço repetitivo. Vale a pena pesquisar sobre o assunto e ficar mais atento.

Quando buscar ajuda médica por causa da dor nas costas?

É muito comum que as pessoas procurem tratar a dor nas costas com remédios caseiros e algumas doses de paciência. Porém, é essencial que o indivíduo busque o médico em situações que envolvam uma dor grave ou crônica.

Ou seja, dores muito fortes, persistentes ou que vão e voltam com uma relativa frequência, devem ser investigadas pelo médico.

Quem toma remédio controlado ou possui algum problema de saúde preexistente deve ficar ainda mais atento para procurar o médico o quanto antes. Isso tanto para evitar o agravamento da dor nas costas, quanto para prevenir possíveis reações por uma mistura medicamentosa.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp