exercícios de alto impacto

Como evitar lesões na prática de exercícios de alto impacto?

A prática de exercícios de alto impacto está cada vez mais presente na rotina das pessoas, sejam elas iniciantes, amadores ou profissionais. São modalidades que combinam o esporte com a diversão, proporcionando diversos benefícios para a saúde.

Entretanto, os exercícios de alto impacto exigem um preparo físico especial, pois os treinos geralmente têm maior sobrecarga nos ossos, músculos e articulações – o risco de lesões sérias na coluna e músculos é alto, por isso, é fundamental se prevenir.

Se você pratica ou pretende iniciar modalidades de exercícios de alto impacto, é imprescindível saber como evitar lesões. Pensando nisso, confira neste post dicas relevantes para evitar lesões e contribuir para alcançar os seus objetivos com muita qualidade de vida!

Como evitar lesões ao praticar exercícios de alto impacto?

As lesões musculares, nas articulações e na coluna são os principais motivos que levam a incapacidade física, comprometendo a continuidade na atividade. Além disso, causam transtornos que afetam o bem-estar e as tarefas do cotidiano.

Nesse contexto, praticar exercícios de alto impacto evitando lesões exige cuidados preventivos, para alcançar o fortalecimento muscular e melhorar o condicionamento físico de maneira progressiva, atingindo resultados incríveis para a saúde e estética.

Veja dicas para evitar lesões durante os exercícios de alto impacto!

Faça uma avaliação médica antes de iniciar

O primeiro passo para praticar exercícios físicos com segurança é passar por uma avaliação física e de saúde, com um médico especialista. Assim, você terá orientações precisas e uma análise completa do seu histórico de saúde, realizando exames específicos e detalhando suas condições físicas.

Respeite seus limites

Ao iniciar os exercícios de alto impacto é natural ter ansiedade por resultados breves, entretanto, é preciso respeitar o seu limite e ritmo. Acelerar as atividades e elevar a intensidade sem estar preparado pode aumentar o risco de ter sérias lesões.

Conte com ajuda profissional

Independentemente da modalidade dos exercícios físicos de alto impacto, contar com a ajuda de profissionais é muito importante para executar as ações com a postura e carga correta, evitando sobrecargas e lesões musculares ou nas articulações.

Use equipamentos apropriados para a atividade

Cada exercício físico tem os equipamentos desenvolvidos especificamente para evitar lesões e aumentar a performance do atleta. Sendo assim, para evitar problemas é fundamental investir em produtos de qualidade, principalmente calçados e acessórios.

Se prepare antes de iniciar os exercícios de alto impacto

Para ter disposição e energia nos exercícios físicos de alto impacto, é indispensável manter hábitos para se preparar, como uma alimentação equilibrada e hidratação. Dessa forma, você fornece ao corpo as vitaminas e nutrientes necessários para evoluir de forma saudável.

Além disso, faça um bom aquecimento antes de iniciar a atividade, como alongamentos e alimentação especial. Lembre-se que o repouso também é relevante para restaurar as energias dos músculos e articulações.

Os exercícios de alto impacto são modalidades desafiadoras, que proporcionam uma sensação de superação e promovem benefícios importantes para a saúde física e mental. Portanto, não deixe de seguir as dicas para se preparar e evitar as temidas lesões, e assim, evoluir cada vez mais.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp