dor articular

Dor articular pode ser sinal de doenças mais sérias

A dor articular é um sintoma associado a uma série de condições diferentes, desde as mais simples até as mais graves. O quadro depende de quais articulações estão comprometidas, quantas, o nível da dor e outras variações. Sintomas associados também devem ser levados em consideração.

A dor por si só já atrapalha muito o dia a dia. Articulações incluem ossos, músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos; qualquer lesão causada a um deles vai atrapalhar o rendimento do organismo de alguma maneira. Isso também significa que encontrar a razão exata para o problema pode ser difícil.

Causas possíveis da dor articular

A probabilidade de uma ou outra enfermidade varia de acordo com o grupo de risco no qual a pessoa se encontra. Idosos, por exemplo, podem ter o problema apenas devido ao envelhecimento; atletas se enquadram em um grupo de risco por estarem mais expostos à torções e fraturas.

De qualquer maneira, levando em conta os fatores de risco ou não, as causas mais comuns de dores nas articulações são:

  • Lesões (causadas por acidentes);
  • Artrite reumatoide;
  • Gota;
  • Osteoartrite.

Além dessas, ainda é possível que a causa seja infecção (nas articulações ou não), reações alérgicas, doenças autoimunes diversas, tumores ósseos ou excesso de vitamina A.

Sintomas associados e fatores de risco

Uma boa maneira de ajudar seu médico a diagnosticar a razão para a dor é informá-lo se há outros sintomas conjuntos. Os mais prováveis são rigidez, inchaço e perda de movimento nas articulações em algum nível.

O local mais afetado é outro forte indicativo. No caso de lesões, não há uma fórmula exata, já que elas podem acontecer em qualquer parte do corpo, mas são bem mais comuns nos tornozelos e joelhos. A artrite reumatoide costuma atingir várias articulações ao mesmo tempo, começando geralmente pelas menores (mãos e pés), e tem “picos” de dor. Pode acometer pessoas jovens e mais velhas.

A osteoartrite, por outro lado, atinge principalmente as maiores articulações, por serem as que mais sustentam o peso do corpo – como coluna, pescoço, joelho ou quadril. É mais comum em idosos, por se tratar de um desgaste natural.

A gota é uma doença metabólica na qual cristais de ácido úrico vão do sangue para outros tecidos, causando inflamação, inchaço e dor. As articulações mais afetadas são os dedos dos pés e das mãos, joelhos e cotovelos; pelo menos no começo.

Fique atento ao toque nas articulações doloridas: se a região se aquece ao ser tocada, pode ser sinal de uma inflamação grave ou infecção. Nos dois casos, trata-se de uma emergência médica.

Seja um caso emergencial ou não, dor articular deve sempre ser investigada. Com tratamentos precoces, a maioria das complicações não se desenvolve muito.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp