dor ciática

Dor ciática: como aliviar?



A dor ciática é o termo usado para se referir a uma dor provocada pela irritação do nervo ciático. Geralmente, qualquer coisa que incomode esse nervo pode provocar dores, sendo que existem variações de intensidade, podendo ir de leve a grave.

O que é o nervo ciático?

Apesar de a maioria das pessoas fazer referência à ciática como qualquer dor nas costas, a realidade não é bem assim. Na verdade, a ciática não está restrita apenas a essa região. Este nervo é o mais largo e mais longo do corpo humano.

Ele segue da parte inferior das costas, passando pelas nádegas, desce pelas pernas e termina um pouco abaixo do joelho. Dentre suas principais funções, está a responsabilidade de controlar diversos músculos das pernas.

Outro esclarecimento importante de ser feito, é que a ciática, propriamente dita, não é uma condição, mas sim um sintoma que indica a presença de algum problema que está afetando o nervo ciático.

Agora que você conferiu alguns pontos importantes sobre esse nervo do corpo humano, continue a leitura e saiba como aliviar a dor ciática.

Aliviando a dor ciática

Em boa parte dos casos, esse problema tende a desaparecer por conta própria, sendo que a cirurgia é descartada na maioria deles — o período envolve uma média de 6 semanas.

Algumas práticas que podem ajudar a minimizar os incômodos provocados pela dor são as seguintes:

  • Fazer compressas frias ou quentes. Em muitos casos, pode ser interessante alternar entre o calor e o frio a cada 15 minutos;
  • Analgésicos que podem ser adquiridos sem receita também ajudam nos períodos de dores intensas. Porém, ainda assim, é interessante conversar com o médico sobre aqueles que estão sendo consumidos. Vale lembrar que não são todos os analgésicos que podem ser usados para este fim;
  • Algumas pessoas conseguem gerenciar e lidar melhor com a dor crônica proveniente da ciática com terapia cognitivo-comportamental.

A importância dos exercícios físicos

Atividades físicas oferecem benefícios para todo o corpo e são muito úteis por vários outros motivos que somente para perder peso.

Conversar com um educador físico para uma avaliação sobre quais exercícios são mais recomendados para a situação vai permitir que a pessoa tenha menos crises, não precise de medicamentos com tanta frequência e, claro, ela própria estará trabalhando no alivio de seus sintomas.

Quando procurar o médico devido à dor ciática?

Qualquer dor no nervo ciático, por mais leve que seja, precisa ser tratada com atenção. Por exemplo, sentir incômodos por mais de um mês já é um sinal indicativo de que chegou a hora de procurar ajuda especializada.

Ter todo esse cuidado permite tratar o problema mais rapidamente, garante uma recuperação mais eficaz e, claro, mais qualidade de vida para a pessoa.

Prevenção da ciática

Em diversos casos, a dor ciática pode ser evitada. Uma forma muito simples de fazer isso é fazer mudanças pontuais no estilo de vida. Um exemplo foi o que apontamos anteriormente, ou seja, a prática de atividades físicas.

Outro cuidado simples com a dor ciática é procurar manter sempre a postura correta, ter atenção ao levantar pesos, evitar colchões moles demais ou ficar sentado por longos períodos. Enfim, todo cuidado vale sempre a pena!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp