dor nas costas

5 mudanças de hábitos para aliviar a dor nas costas

A dor nas costas é um sintoma tão comum, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% da população mundial sofrerá com o desconforto em algum momento da vida. Além disso, o que muita gente não sabe é que este problema pode ser causado por diversos fatores, como má postura, sedentarismo, sobrepeso, movimentos repetitivos, dentre outras causas.

De toda forma, existem diversos tratamentos e ações que visam a recuperação das lesões e disfunções na coluna, proporcionando ótimos resultados aos pacientes. 

Abaixo, listamos uma série de iniciativas que podem ajudar a reduzir ou até mesmo eliminar o problema.

Como prevenir ou eliminar a dor nas costas

1# Tenha atenção com a postura

A má postura pode ter consequências graves para o corpo. Estar sempre em posição incorreta afeta o sistema respiratório, causa dores de cabeça, pescoço, ombro e, principalmente, nas costas. Dessa forma, a boa postura é fundamental para evitar o problema. 

2# Escolha o colchão adequado

O colchão ideal deve proporcionar conforto e fornecer apoio para o corpo em diferentes posições. Ele precisa estar de acordo com o tipo físico para acomodar o corpo e suportar o peso, sem pressionar nenhum ponto específico. O colchão duro para quem tem problema de coluna é mito. Se a cama não possibilita o contorno do corpo, os pontos de contato ficam doloridos.

3# Cuidado com o travesseiro

O pescoço deve ficar acomodado no travesseiro de uma maneira que fique alinhado à coluna. Para quem dorme de lado, que é a posição mais recomendada, o travesseiro deve formar um ângulo de 90 graus entre o pescoço e o ombro. Além disso, os joelhos devem ficar semiflexionados e com um travesseiro entre eles. Essa postura vai favorecer a anatomia fisiológica da coluna vertebral.

4# Escolha a cadeira correta

No trabalho, especialmente se você usa o computador por tempo prolongado, certifique-se de que sua cadeira tem as costas retas. É importante que ela tenha assento ajustável, apoio de braços e seja giratória. Use um banquinho embaixo de seus pés, de modo que seus joelhos não fiquem mais altos ou baixos que seus quadris.

5# Fortaleça a musculatura do abdômen e das costas

O problema não é exclusividade de quem trabalha sentado por longas horas. Pessoas que passam muito tempo em pé e não possuem as musculaturas do abdômen e das costas fortes tendem a sentir dores. Vários tipos de abdominais podem ajudar no fortalecimento desses músculos. Mas, vale ressaltar que a orientação de um profissional capacitado é ideal para que o exercício seja feito corretamente e não agrave a dor nas costas. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

Comentários
Dr. Fábio Sguissardi

Posted by Dr. Fábio Sguissardi