Dor no joelho

Dor no joelho: quais podem ser as causas?

A dor no joelho é um sintoma muito comum, sendo uma das principais queixas de pacientes nos consultórios médicos. Esse incômodo pode acometer pessoas de qualquer idade e se manifestar com diferentes intensidades.

Você conhece as principais causas desse desconforto nas articulações? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, listaremos as situações que provocam com maior frequência esse sintoma.

Entenda a estrutura do joelho

O joelho é uma articulação complexa, pois, além de precisar ser flexível, deve oferecer estabilidade ao corpo. Assim, para conseguir atender a essas exigências, ele conta com diversos tipos de estruturas.

Ademais, o joelho também está exposto a diferentes tipos de lesões, tais como, as torções, entorses, contusões, traumas ou desgastes. Ao ser acometido por esses problemas, pode ocorrer o comprometimento dos ligamentos, tendões, cartilagens, bursas e meniscos.

Por fim, a dor no joelho é um sintoma que pode ser causado por muitos fatores distintos, mas, de modo geral, é provocada pelo uso excessivo da articulação ou pela falta de preparo antes da realização de atividades físicas.

Conheça as causas de dor no joelho

Geralmente, a dor no joelho não indica um quadro grave e pode ser tratada em casa, sem a realização de procedimentos invasivos. Em alguns casos, o uso da faixa elástica é indicado para imobilizar o joelho e diminuir o desconforto.

Ainda, apesar das diferentes situações que podem provocar esse sintoma, existem algumas que são mais frequentes. A seguir, conheça mais sobre elas.

Lesão por trauma

Um tombo, uma queda, torção, contusão, pancada ou uma fratura são traumas que frequentemente lesionam o joelho, causando, entre outros sintomas, a dor que pode surgir em todo ou joelho ou em regiões específicas.

Rompimento do ligamento

O rompimento do ligamento é um problema mais grave e que costuma ocorrer com praticantes de esportes coletivos ou de alto rendimento. O mais comum é que esse problema seja provocado por uma entorse. 

Tendinite

Trata-se de uma inflamação que afeta o tendão do joelho. A dor irá variar de acordo com a área acometida e costuma ser sentida ao esticar a perna. A tendinite pode ser causada pelo excesso de impacto na articulação ou pelo desgaste natural das estruturas do joelho.

Bursite

A bursite também é uma inflamação, mas esta acomete as bursas, uma pequena bolsa presente nas articulações e que contém líquido em seu interior, funcionando como um amortecedor e reduzindo a fricção entre os ossos, músculos e tendões.

Ainda, a bursite costuma ocorrer em pessoas que realizam atividades que exijam a dobra constante dos joelhos, movimento muito comum no futebol, voleibol e jiu-jitsu. O excesso de peso corporal e a artrose também podem provocar essa inflamação e, consequentemente, a dor no joelho.

Artrite reumatoide

Trata-se de uma doença auto-imune, ou seja, as células de defesa atacam estruturas saudáveis do próprio corpo. A artrite reumatoide é uma inflamação crônica que causa rigidez, inchaço e dor no joelho.

Geralmente, esse desconforto é mais frequente na parte da manhã, logo após o despertar, e melhora com o passar do dia. Ademais, a doença costuma ser diagnosticada quando o paciente apresenta dor e inchaço sem ter sido provocada por um trauma.

Então, com a leitura deste post, você conheceu algumas das principais causas de dor no joelho. Assim, se você sente esse desconforto por longos períodos, procure um profissional especializado no assunto.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp