Dor nos braços

Dor nos braços: saiba o que pode ser

Você sente dor nos braços com frequência? O sintoma pode ser causado por diversos fatores e mesmo que seja de baixa intensidade, é fundamental entender melhor o que pode ser e procurar ajuda médica para um tratamento adequado.

Embora na maioria dos casos a dor nos braços não é um sinal de problemas graves, ela também pode indicar alterações musculares, nos tendões ou cardiovasculares – dependendo da causa a dor pode ser pontual, desaparecer ou aumentar gradativamente.

Se você deseja saber mais sobre o assunto e conhecer quais são as principais razões para a dor nos braços, está no lugar certo! Confira neste post o que pode causar o sintoma para procurar ajuda médica e ter um tratamento preciso e confiável!

O que pode causar a dor nos braços?

A dor nos braços é um sintoma muito comum, principalmente para pessoas com rotinas aceleradas. Muitas ocasiões, a dor perde a intensidade com o repouso e tempo, no entanto, é preciso ter atenção para os motivos principais.

Veja quais os problemas que têm a dor nos braços como sintoma!

Tendinite

A dor no braço pode ser um sinal de tendinite, que é uma inflamação da estrutura que une o músculo ao osso. A doença pode ser causada por diversos fatores, apesar de ser mais comum pela movimentação repetitiva associada a questões profissionais.

Má circulação

Em alguns casos, o sangue não circula devidamente em todas as partes do braço causando dores, dormência, perda de força e câimbras. Portanto, a má circulação sanguínea é uma das causas da dor no braço.

Distensão muscular

A distensão muscular surge, normalmente, a partir de impactos, esforço em atividades físicas e quedas. Dessa forma, o braço pode ficar inchado, mesmo de forma imperceptível, e também provoca dores intensas.

Fatores psicológicos

Os problemas com a saúde mental também causam dores no braço e no corpo, além de outros sintomas. Crises de ansiedade, ataques de pânico, transtornos compulsivos e outros problemas psíquicos estão entre os causadores de dor nos braços.

Artrose

A artrose é uma doença que tem a dor nos braços como sintoma, principalmente em pessoas acima dos 50 anos. O problema surge com a realização de movimentos excessivos que envolvam o ombro ou cotovelo, causando uma sensação de dor.

Problemas cardiovasculares  

Apesar de ser mais raro, os problemas cardiovasculares como o infarto também causa dor no braço e formigamento principalmente no braço esquerdo. Além disso, o infarto provoca outros sintomas, como o aperto no peito e desconforto na garganta.

Quando procurar um médico?

Em algumas circunstâncias a dor no braço merece uma atenção especial, devido à possibilidade de ser um problema mais grave. Nesses casos, é indispensável procurar atendimento médico com agilidade para um diagnóstico preciso.

As situações em que é importante procurar um médico são:

  • suspeita de infarto;
  • a dor no braço surge de repente de forma intensa;
  • a dor piora com o esforço;
  • se notar alguma deformidade, vermelhidão ou inchaço no braço;
  • se a dor estiver piorando com o passar do tempo.

Como você pode observar neste artigo, a dor nos braços pode ter origem de diversos problemas, desde os mais simples aos que exigem mais atenção. Dessa forma, é essencial cuidar da sua saúde de forma preventiva e procurar tratamentos confiáveis para garantir que nenhuma complicação afete a sua qualidade de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp