A saúde da coluna vertebral é indispensável para todo indivíduo, independentemente da idade. Entretanto, com o envelhecimento natural, a estrutura está sujeita a complicações sérias, como a estenose da coluna lombar.
Decorrente do estreitamento do canal vertebral, a estenose da coluna lombar provoca problemas que comprometem o bem-estar e a execução de movimentos básicos – devido à compressão dos nervos na coluna, que podem afetar outras partes do corpo.
Neste post você vai entender o que é a estenose da coluna lombar e quais são os principais tratamentos para o problema. Continue a leitura e saiba tudo para procurar ajuda médica em tempo hábil e garantir que nada atrapalhe a sua saúde!
Afinal, o que é a estenose da coluna lombar?
A estenose da coluna lombar é um problema que acontece com o estreitamento do canal vertebral, na parte inferior da coluna. Dessa forma, as raízes nervosas, como as que formam o nervo ciático, são comprimidas causando diversos desconfortos.
Esse processo pode levar alguns anos para a acontecer e normalmente, afeta pessoas acima dos 50 anos devido a condições degenerativas. Embora também possa afetar pessoas mais jovens, por causas congênitas.
Os principais sintomas da estenose da coluna lombar são:
- cansaço e sensação de peso nas pernas;
- choque, formigamento ou cãibras nas pernas;
- dificuldade e dor ao andar;
- dor lombar;
- dor nas pernas e glúteos.
Quando o paciente apresenta os sintomas é essencial procurar uma consulta com um médico especialista para avaliação do quadro. O diagnóstico é realizado pela avaliação dos sintomas e exames de imagem.
Quais são os tratamentos?
Após a avaliação detalhada do paciente, o médico pode indicar diversos tipos de tratamentos. Nesse sentido, é possível que o individuo seja submetido a apenas um, ou a uma combinação de tratamentos.
Veja quais os principais!
Procedimentos Cirúrgicos
As cirurgias são indicadas quando outros tipos de tratamentos não são suficientes para resolver o problema e o paciente continua apresentando sintomas. Os procedimentos são realizados para aliviar a pressão na medula, com a Laminectomia, Laminotomia, Foraminotomia e Facetectomia medial.
Medicamentos
A prescrição de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares e até injeções epidurais também são uma forma para tratar a estenose da coluna lombar. Entretanto, os medicamentos devem ser receitados pelo médico e a automedicação deve ser evitada.
Exercícios específicos
A prática de exercícios específicos acompanhados por um médico especialista também é uma maneira para tratar a estenose da coluna lombar. Além do fortalecimento da lombar, os exercícios evitam a progressão das dores.
Outro método poderoso para a saúde da coluna é a Quiropraxia, que é capaz de agir preventivamente para evitar problemas graves. Ela é um tipo de terapia que contribui para amenizar diversos sintomas, como:
- correção da postura;
- dor na coluna;
- dor nas articulações dos membros;
- dor no pescoço;
- dores crônicas;
- fadiga muscular.
A saúde da coluna deve ser vista como uma prioridade, pois se trata de uma estrutura importante e tem influência em todos os movimentos. Por isso, adotar hábitos preventivos é indispensável para evitar complicações.
Portanto, é fundamental ter atenção e procurar uma consulta médica assim que os sintomas da estenose da coluna lombar começarem a se manifestar. Assim, você garante um tratamento eficiente para evitar a limitação funcional, dores e qualquer risco para a sua qualidade de vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava!