tendões fibulares

Lesões dos tendões fibulares: saiba como evitar

A rotina repleta de compromissos, atividades físicas intensas e uso de calçados inadequados são os principais causadores de problemas nos tendões fibulares. Também chamada de tendinite dos fibulares, são lesões dolorosas e provocam limitações funcionais.

Como os pés são parte essencial do sustento do corpo, as lesões nos tendões fibulares além de causar sintomas sérios, influenciam em todas as tarefas pessoais. Seja a prática de atividades físicas, movimentos básicos e a vida profissional.

Se você deseja preservar a sua saúde física e se manter ativo para superar todos os desafios do cotidiano, evitar lesões nos tendões fibulares é indispensável. Para ajudar, confira neste post dicas relevantes e entenda como ficar livre de complicações!

O que são as lesões nos tendões fibulares?

A tendinite fibular, ou lesões nos tendões fibulares é um processo inflamatório, relacionado com traumas, entorses, movimentos repetitivos ou alterações anatômicas. Dessa forma, o tecido dos tendões ficam doloridos e inflamados, podendo causar inchaços.

Em muitos casos, as lesões nos tendões fibulares tem uma melhora sintomática breve, apenas com um período de repouso e imobilização.  Entretanto, é essencial evitar a automedicação e procurar um médico para avaliação e tratamento.

Como evitar lesões nos tendões fibulares?

Quem concilia as atividades físicas com a vida profissional e pessoal, deve ter atenção às medidas preventivas contra lesões. Principalmente, para evitar dores e limitações funcionais, que comprometem toda a rotina.

Veja como evitar lesões nos tendões fibulares e garantir alta performance em suas atividades diárias!

Use calçados adequados

Os pés fornecem o sustento para o corpo, por isso, merecem atenção e cuidados especiais. Sendo assim, utilize calçados confortáveis para as atividades diárias e quando for praticar atividades físicas, priorize calçados desenvolvidos especialmente para a atividade. É um aspecto que faz toda a diferença e evita forçar os tendões.

Tenha atenção a postura

As entorses são causadas, geralmente, pela postura inadequada ao executar alguma atividade. Mesmo em exercícios leves, é fundamental dar atenção a postura e evitar sobrecarregar ou impactos bruscos nos tornozelos e articulações.

Prepare-se bem para atividades físicas de impacto

O fortalecimento muscular contribui de forma significativa para proteger os tendões e outros órgãos sensíveis do corpo. Por esse motivo, o preparo para atividades físicas deve acontecer de forma rigorosa, com alongamentos, alimentação saudável, hidratação, sempre respeitando os seus limites.

Procure um médico imediatamente em caso de dores

A gravidade das lesões nos tendões fibulares pode ser leve, média ou severa, por essa razão, é importante passar por uma investigação médica. Embora algumas lesões não manifestem sintomas intensos, com o tempo e esforço consecutivo o quadro pode evoluir e causar transtornos.

Nesse contexto, procurar um médico em qualquer suspeita é fundamental para agir preventivamente e evitar lesões graves. Inclusive, o profissional pode orientar tratamentos preventivos eficientes, como fisioterapias e quiropraxia, aliviando as dores e evitando procedimentos cirúrgicos, caso seja possível.

Como você percebeu, evitar lesões nos tendões fibulares contribui para melhorar o condicionamento físico e fortalecer a musculatura. Além de garantir que não terá contratempos, dores crônicas e sintomas que comprometem a sua qualidade de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp