lesões no manguito

Lesões no manguito: como elas ocorrem?

Lesões no manguito são comuns e costumam afetar muitas pessoas. Tendinites e inflamações são as de menor grau, enquanto rupturas são as mais graves. 

Dor e limitação da movimentação do ombro são os dois principais sintomas, já que o manguito é responsável por permitir o movimento na região que liga o braço ao ombro.

Assim, se envolvem um problema comum, significa que podem ocorrer em qualquer situação, por mais comum que seja. Como o envelhecimento causa o desgaste natural do manguito, pessoas mais velhas podem enfrentar as lesões mais frequentemente.

O que é o manguito?

Manguito é o nome dado a um conjunto de músculos e articulações localizados no ombro e que permitem movimentar os braços em qualquer direção. Também é conhecido como manguito rotador, exatamente por permitir essa movimentação.

Quais as principais causas de lesões no manguito?

Esse conjunto de músculos e tendões pode apresentar lesões e muitas pessoas nem imaginam que a dor no ombro seja um sinal de problemas. Saiba agora como podem ocorrer essas lesões:

Esforço repetitivo

Como acontece com outros tendões e músculos, se o manguito é exposto a um esforço repetitivo – principalmente aqueles que exigem erguer os braços acima da cabeça e segurar algum peso – ele pode se desgastar, inflamar e até se romper. É comum no caso da prática de algum esporte que exige esse movimento repetitivo.

Apesar de acontecer em qualquer fase da vida, após os 40 anos, há um risco maior de ter uma lesão no manguito. Ainda assim, os cuidados devem começar ainda na infância, evitando esforços repetitivos nesta região do corpo.

Desgaste do tendão

Uma das causas mais comuns do problema é o desgaste natural do tendão. Acontece naturalmente, sendo resultado de atividades cotidianas e da prática de atividades físicas.

Além disso, também estão relacionadas ao envelhecimento. Por mais que existam cuidados, conforme os anos passam o tendão fica mais frágil e pode ter alguma lesão, mesmo que mais leve.

Quedas e traumas

Cair e usar o braço ou as mãos como apoio força o manguito, assim como bater o ombro em algum lugar. Existe um esforço feito para proteger outras partes do corpo (no caso das quedas).

Um trauma no ombro também pode virar uma lesão, especialmente se você ignorar a dor leve após o acidente. Assim, observe se há dificuldade em movimentar os braços, especialmente se acompanhada de dores.

Quais são os principais sintomas das lesões no manguito?

A dor ainda é o sinal mais claro de que existem lesões no manguito. Os pacientes a descrevem como incômoda, que piora ao se deitar sobre o ombro machucado, a ponto de interromper o sono.

Também há dificuldade em qualquer atividade em que seja necessário erguer o braço, como pentear os cabelos ou alcançar algum objeto em prateleira mais alta. Fraqueza no braço, resultando em derrubar ou não conseguir erguer itens mais pesados pode ser observada.

Como você pode ver, as lesões no manguito ocorrem em situações simples, comuns ao dia a dia. Assim, para evitar problemas mais graves, preste atenção aos sintomas e não ignore a dor no ombro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp