Lesões No Manguito

Lesões No Manguito: como ocorrem?

Embora tenha um nome diferente, o manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que compõem a estrutura do ombro, garantindo os movimentos dos braços. Por ocasião de algumas condições, surgem lesões no manguito, afetando o seu bom funcionamento.

Você sabe como essas lesões ocorrem? Neste post, pretendemos explicar tudo sobre essa estrutura e os problemas que podem acometê-la. Ficou interessado? Continue a leitura.

Saiba mais sobre as lesões no manguito

Uma das principais causas de dor no ombro são as lesões no manguito rotador que, na maioria das vezes, são a porta de entrada para o desenvolvimento de outros problemas na região. 

O ombro é uma articulação que possui pequenas bolsas contendo líquido sinovial, que ajudam a suportar e aliviar o movimento. A compressão excessiva dessas bolsas provoca um quadro de inflamação.

Da mesma forma, a instabilidade da região também inicia um processo inflamatório nos tendões e, quando ocorre em conjunto com o rompimento do músculo, pode produzir deformações ósseas no ombro. As lesões no manguito rotador são classificadas da seguinte forma:

  • fase 1: edemas, hemorragias e inflamações;
  • fase 2: fibrose e tendinite, com ou sem lesões parciais;
  • fase 3: ruptura completa do tendão, provocando alterações ósseas.

Quais são as causas?

Os tendões do manguito rotador estão localizados no espaço subacromial, que é dividido em duas partes: acrômio (parte superior) e tubérculo maior do úmero (parte inferior). O espaço entre essas camadas pode ser diminuído pelos seguintes fatores:

  • esporões;
  • postura inadequada da escápula;
  • fraqueza dos tendões;
  • excesso de movimentos repetidos com o braço elevado;
  • degeneração natural em consequência da idade;
  • problemas vasculares;
  • tendinites crônicas.

Assim, essa redução do espaço subacromial pode causar um atrito entre os tendões, chamado de síndrome do impacto. Em consequência disso, podem surgir as lesões. Ademais, a ocorrência de traumas, fraturas, luxações ou trações no ombro e no braço podem agravar o quadro.

Quais são os sintomas das lesões no manguito?

O sintoma mais característico dessas lesões é a dor aguda na região do ombro, que irradia para o braço e que se torna mais intensa durante a noite. Em alguns casos, essa mesma dor pode se estender para a escápula e para a região próxima à cervical.

Quando a lesão é aguda e completa, a perda de força para levantar o braço ou afastá-lo do corpo também é um sintoma comum. Dificilmente, uma lesão no manguito rotador irá provocar a perda de movimento.

Como é o tratamento?

O tratamento varia conforme a intensidade da lesão. Se for leve ou moderada, alternativas mais conservadoras podem aliviar os sintomas, tais como: repouso, compressas de gelo e exercícios de fisioterapia.

Ainda, em casos mais severos, envolvendo uma ruptura do músculo ou do tendão, a cirurgia do ombro passa a ser a melhor alternativa. Dependendo da gravidade, o procedimento consiste em reparar o tendão por artroscopia, reparo aberto, remoção do esporão ósseo, transferência de tendão ou artroplastia do ombro.

Portanto, a melhor forma de diminuir os risco de desenvolver uma lesão no manguito rotador é mantendo uma postura correta e evitando a repetição de movimentos com o ombro. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp