médico do esporte

O que faz um médico do esporte e qual a importância deste profissional?

Embora esses profissionais já exerçam a medicina há muito tempo, apenas nos últimos anos o médico do esporte se tornou uma especialidade conhecida pelas pessoas. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre a atuação desse especialista.

Você sabe o que faz esse profissional de saúde? Entende a importância dele? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, responderemos a essas e outras dúvidas sobre o tema.

O que faz um médico do esporte?

Trata-se do médico especializado no estudo da influência dos exercícios físicos na saúde das pessoas e também na sua ausência, sendo elas esportistas ou não. Além disso, o profissional detém o conhecimento sobre as lesões que podem ocorrer em função da prática de esportes.

Assim, a atuação do médico do esporte visa orientar a prática esportiva de forma correta, impedindo que o atleta se lesione, e encontrar possíveis curas e tratamentos de lesões causadas pelas atividades físicas.

Ademais, com o esforço físico recorrente, o corpo fica mais vulnerável, o que exige uma maior atenção e maior cuidado. Sendo assim, a medicina do esporte atua para manter e promover a saúde dos atletas.

Apesar de ter se tornado conhecido nos últimos anos, essa especialidade tem raízes antigas em países como China, Egito e Índia, tendo surgido há mais de dois mil anos. No Brasil, apenas em 1993, foi instituído o currículo para o curso médico especializado em educação física.

Saiba quando você deve procurá-lo

O médico do esporte trata tanto de esportistas quanto de pessoas que pretendem iniciar uma atividade física. Dessa forma, existem diversos fatores que podem indicar a necessidade de consultar-se com esse profissional, como, por exemplo:

  • atletas que buscam melhorar a sua performance: o especialista avalia e gerencia as variáveis fisiológicas relacionadas ao treinamento, de forma que o atleta atinja o máximo do seu potencial;
  • pessoas que desejam melhorar sua composição corporal: o médico do esporte avalia o efeito e a segurança de dietas e treinos que o indivíduo possa estar fazendo;
  • quem busca melhorar sua saúde através das atividades físicas: o profissional pode organizar a rotina de treinamentos das pessoas e o controle das respostas que o organismo apresenta a cada ajuste dessa rotina;
  • pessoas sedentárias que buscam orientação sobre os exercícios físicos: o médico mostra o lado negativo do sedentarismo e o lado positivo em ter o hábito de realizar exercícios físicos regularmente.

Além dessas hipóteses, esse especialista também atua diante de lesões decorrentes da prática esportiva. Em resumo, esse especialista é como uma espécie de clínico geral, porém voltado para as atividades físicas.

Qual a importância do médico do esporte?

O médico do esporte precisa lidar com demandas específicas de cada paciente, seja para o tratamento de uma lesão ou para a orientação sobre treinamentos e exercícios. Com o auxílio desse profissional é possível reduzir o risco do desenvolvimento de outras patologias.

Ademais, também contribuem para oferecer uma melhor qualidade de vida a pessoas obesas, soropositivos, diabéticos e asmáticos, orientando sobre quais as atividades deve praticar, intensidade do treino e avaliação antes do início, durante e após o exercício.

Enfim, antes de iniciar a prática de uma atividade física, procure avaliar o desempenho do seu corpo. Para isso, procure um médico do esporte e faça uma avaliação que indique a capacidade de esforço apropriada para o circulação, circulação, metabolismo e respiração.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp