nervo ciático

O que é o nervo ciático e o que causa lesões nele?

Entre as principais reclamações de dor lombar que afetam aproximadamente 90% da população mundial, a mais predominante e uma das maiores causas de procura por ajuda médica e que geram ausência no trabalho é a dor do nervo ciático.

Entretanto, embora seja tratada como uma patologia, essa dor é apenas o sintoma de alguma enfermidade, como a hérnia de disco por exemplo.

A origem mais frequente tem ligação com os processos degenerativos, que são alterações que surgem conforme a idade avança.

Outros motivos envolvidos podem ser atividades físicas pesadas e sem a devida supervisão de um especialista, posturas erradas, fraturas na coluna, obesidade e até tumores.

O que é o nervo ciático?

Composto pela união de todas as raízes nervosas do plexo lombar, o ciático é o maior nervo do corpo humano. Portanto, ele se inicia na parte final da coluna, passa pelos glúteos, parte da coxa posterior e, quando chega no joelho, se divide entre nervo fibular comum e tibial, e finalmente chega até os pés.

Entretanto, é nesse caminho todo que ele pode ocasionar dor com sensação de formigamento, choque elétrico ou pontadas.

Quando este nervo inflama ou é comprimido de alguma forma, surge a dor ciática que provoca sintomas como dor acentuada no fundo das costas, pernas ou glúteos, dor ao caminhar e dificuldade em manter a coluna elevada. 

Todavia, nesses casos é de suma importância procurar um médico ortopedista ou fisioterapeuta a fim de que ele possa orientar o tipo de tratamento apropriado.

Quais as causas das lesões no nervo ciático?

O conjunto de doenças do nervo ciático é uma das enfermidades que mais afastam e aposentam pessoas de seus trabalhos. A principal reclamação nesses casos são as dores que se iniciam nas pernas, podendo chegar no glúteo, coxa, panturrilha e até nos pés.

Qualquer lesão no nervo ciático precisa apresentar esses sintomas que chamamos de irradiação. Mas, se a dor se concentra apenas na coluna lombar, por exemplo, uma lesão ou compressão do nervo se torna improvável.

Umas das causas mais comuns de lesão do nervo ciático é a hérnia de disco, que dependendo da localização e do tamanho pode causar uma compressão do nervo, e por esse motivo gerar a irradiação. Entretanto, lesões musculares ligamentares próximas ao nervo também podem provocar essa irradiação.

Nesse caso, o tratamento seria uma descompressão do nervo, a fim de melhorar a mobilidade da coluna e também a prática de exercícios com o propósito de fortalecer os músculos estabilizadores da coluna.

A síndrome de piriforme é outro tipo comum de lesão do ciático. O piriforme é um músculo que se localiza abaixo do glúteo, e o nervo ciático passa, em alguns casos, por dentro dele. Em outros, passa entre ele e o osso do quadril.

Entretanto, quando esse músculo entra em espasmo, ele acaba pressionando o nervo gerando irradiação e diversas vezes acusando um falso diagnóstico de hérnia de disco.

Porém, o tratamento para essa condição é mais simples, pois o que precisa ser feito é melhorar a biomecânica do quadril e identificar o motivo pelo qual o músculo está entrando em espasmo e causando a lesão no nervo ciático. Também é necessário alongar e fortalecer toda a região para que o problema não volte a acontecer.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp