Osteoartrite

Osteoartrite:o que é e como tratar?

As patologias que afetam as articulações e os ossos são capazes de provocar limitação funcional e dores intensas para realizar tarefas e movimentos simples. Nesse contexto, uma das mais prevalentes é a osteoartrite.

Também conhecida popularmente como Artrose, a Osteoartrite é uma doença que acomete principalmente pessoas acima dos 50 anos e se agrava com o tempo. Um risco eminente para a qualidade de vida, devido à limitação dos movimentos.

Mas afinal, o que realmente é a osteoartrite e como são os tratamentos? Esclarecer as dúvidas sobre o assunto é fundamental para se prevenir e envelhecer com saúde. Pensando nisso, confira neste post o conceito e formas de tratar a doença, continue a leitura e saiba de tudo!

O que é a osteoartrite?

A osteoartrite é uma doença crônica que ocorre com o processo degenerativo e inflamatório das articulações. A principal característica é o desgaste da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos, levando a rigidez, perda da função e deformidades.

A doença pode ser classificada em duas formas:

  • Primaria: é uma manifestação de causas não conhecidas na maioria dos casos e afeta uma ou mais articulações, como os joelhos e tornozelos;
  • Secundária: é causada por outra doença ou quadro clínico, como infecções, lesões, doenças, distúrbio metabólico e anomalias articulares.

Trata-se de uma doença natural, que surge com o envelhecimento do organismo humano. No entanto, alguns fatores e hábitos podem contribuir, por isso, são considerados fatores de risco, como os seguintes:

  • deformidades ósseas;
  • diabetes, gota e outras;
  • ferimentos desenvolvidos na prática de esportes ou em acidentes;
  • idade avançada;
  • lesões nas articulações;
  • profissões que exigem esforço repetitivo.

Quais os sintomas?

Os sintomas da osteoartrite se desenvolvem de forma gradual afetam uma ou mais articulações. A dor é o sintoma inicial, surgindo de forma intensa e com o tempo, o paciente apresenta dificuldade para se locomover, rigidez, perda da flexibilidade, ruídos ao mover o local afetado e crescimento ósseo.

Quais os tratamentos?

A osteoartrite é diagnosticada por meio dos exames de imagem e avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente. O tratamento é indicado de acordo com a situação para amenizar os sintomas, pois a osteoartrite não tem cura.

Existem tratamentos eficazes para evitar a progressão da doença, alívio dos sintomas e ganho de mobilidade para que o paciente tenha uma vida ativa e normal. Para tanto, o médico pode indicar uso de medicamentos, terapias, fisioterapias e até cirurgias.

Os analgésicos e anti-inflamatórios são alternativas de medicamentos utilizados nos tratamentos, combinado com a fisioterapia e terapias. Eles são utilizados para reduzir os sintomas e melhorar o quadro clínico da articulação.

Já os procedimentos cirúrgicos, são indicados quando todos os outros tratamentos não apresentam resultados satisfatórios para eliminar as dores e melhorar as funções. Para isso, existem diversos métodos, desde técnicas que restauram as células as próteses.

Por não haver uma cura, a osteoartrite merece atenção especial para garantir ao paciente maior qualidade de vida e bem-estar. Afinal, é possível ter tratamentos eficientes e exercícios que reduzem a dor e proporcionam a disposição para realizar todas as tarefas do dia a dia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp