salto alto

Perigos do uso prolongado do salto alto

Os sapatos de salto alto costumam ser a escolha de grande parte das mulheres, em ocasiões como festas e casamento, por exemplo.  

Os diferentes modelos existentes acabam atraindo a atenção do público. Porém, o que muitas não sabem é que usar esse tipo de sapato pode trazer muitos riscos.

O uso frequente desse calçado pode acabar comprometendo a saúde e o movimento dos pés, gerando um grande desconforto e fortes dores.

Apesar disso, não é preciso descartá-los por completo de sua vida, mas sim tomar alguns cuidados.

Quais os perigos do uso prolongado do salto alto? 

O salto alto tem por característica elevar o calcanhar, enquanto os dedos ficam na parte inferior. 

Esse movimento faz com que o peso do corpo se concentre todo na parte da frente do pé. 

A má distribuição do peso acaba gerando um desequilíbrio e, além de causar uma mudança geral na postura do corpo e aumentar o risco de torção, pode provocar diversos problemas.

Veja abaixo os principais problemas que esse tipo de calçado pode causar:

Calos e bolhas

Por se tratar de um calçado apertado, o salto faz com que os pés fiquem em constante atrito com o sapato, o que acaba proporcionando o surgimento de bolhas e calos. 

Joanete

Um dos problemas mais comuns causados por esse calçado é o joanete. Normalmente, ele costuma ocorrer quando o osso localizado na articulação se desloca para fora do lugar. 

Esse deslocamento, muitas vezes, acontece pelo fato desse tipo de sapato ser bastante apertado, fazendo com que os pés produzam uma pressão fora do normal, o que acaba causando incômodos, fortes dores e as vezes até cicatrizes.

Artrose

Outro problema causado é a artrose. Essa condição caracteriza-se pela degradação degenerativa da cartilagem das articulações. 

Normalmente, ocorre por razão de uma sobrecarga mecânica gerada pelo calçado, que faz com que os eixos das articulações se redirecionem, o que acaba contribuindo com o surgimento de lesões na cartilagem, que com o passar do tempo se tornam artrose.

Tendinite

A tendinite basicamente é caracterizada por uma inflamação do tendão, e um dos principais fatores que colaboram para o seu surgimento é o salto alto. O uso recorrente prejudica a musculatura da panturrilha, o que acaba causando essa inflamação e também dores nas pernas.

Problemas na coluna

Além de causar problemas nos pés e nas pernas, esse tipo de sapato também afeta a coluna. O salto faz com que o centro de gravidade do corpo se altere devido sua elevação, fazendo com que a mulher tenha que mudar sua postura para tentar se equilibrar.

Essa mudança de postura pode causar problemas como a hiperlordose lombar, que é o aumento da curvatura da coluna cervical. 

Como diminuir os riscos do salto alto?

Para as mulheres que querem manter a elegância e não dispensam esse tipo de calçado, existem algumas medidas que ajudam a diminuir os riscos do salto alto, entre elas podemos destacar:

  • Alongue-se antes de colocar o sapato;
  • Massageie os pés ao final do dia;
  • Use palmilhas ortopédicas;
  • Alterne os tipos de sapato durante a semana;
  • Faça um teste caminhando pela loja antes de comprar o sapato desejado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp