Postura

5 dicas para manter a postura correta sentado

O ritmo acelerado faz com que passamos boa parte do dia sentados em frente ao computador, ou realizando outras tarefas. Por isso, ter uma boa postura nessa posição é essencial para não causar dores em diversas partes do corpo. Geralmente, as pessoas expõem-se a riscos que desconhecem, seja por sentar em uma posição inadequada ou, por motivos banais, como, por exemplo, não saber regular a cadeira no ambiente de trabalho.

Quando o indivíduo senta-se mantendo uma postura adequada, a pressão do corpo é distribuída de forma equilibrada sobre os discos intervertebrais, ligamentos e músculos. Com isso, não há o desgaste de todas as estruturas que sustentam a coluna.

Por isso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a melhorar a posição ao sentar-se e manter o corpo sem dores e alterações que possam prejudicar a sua qualidade de vida.

Postura correta sentado

1# Forme um ângulo de 90º graus

O ideal é que os quadris e os joelhos fiquem flexionados em um ângulo reto. Se você tem dificuldade de alcançar os pés no chão, use um apoio. Nunca deixe de se sentar nessa posição. Ela facilita o fluxo sanguíneo e ajuda a distribuir igualmente o peso do corpo, evitando a sobrecarga dos músculos e articulações. Os cotovelos também devem seguir essa regra, formando um ângulo de 90° graus com a estação de trabalho, seja a mesa ou o braço da sua cadeira.

2# Evite cruzar as pernas

Não cruzar as pernas, deixando-as ligeiramente afastadas, com os pés bem apoiados no chão. Outra opção é manter um pé sobre o tornozelo, deixando a altura da cadeira igual à distância entre seu joelho e o chão.

3# Não fique sentado por longos períodos

O corpo não foi feito para ficar muito tempo na mesma posição, mesmo que você esteja com a postura correta. Então, crie o hábito de se levantar em intervalos de 30 minutos ou uma hora para se movimentar e alongar-se. Isso melhora a circulação sanguínea, evitando varizes ou outras doenças circulatórias.

4# Sente-se totalmente apoiado no banco do carro

A postura ideal no carro é sentada com o apoio completo da coluna vertebral. Dessa forma, devemos nos sentar com a coluna lombar e os glúteos totalmente apoiados no banco. O corpo deve ficar o mais próximo de um ângulo de 90 graus. O encosto da cabeça deve estar alinhado. Os joelhos precisam estar na mesma altura dos quadris, não podem estar muito dobrados, ficando a uma distância em que seja possível alcançar os pés nos pedais. Os braços no volante não devem ficar muito elevados, pois isso aumenta a tensão nos ombros.

5# Fique com os pés apoiados no chão

A altura do assento deve permitir que você apoie seus pés no chão de forma que suas pernas formem um ângulo de 90°. Por isso, prefira cadeiras com regulagem de altura.

Pessoas com estatura baixa podem ter dificuldade em encontrar a postura correta. Nesse caso, é recomendado o uso de apoios de pé. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

Comentários
Dr. Fábio Sguissardi

Posted by Dr. Fábio Sguissardi