tendinite no ombro

Tendinite no ombro: causas, sintomas e tratamentos

Os músculos são ligados aos ossos por meio do tendão, estrutura fibrosa que pode provocar dores e inchaço quando estão inflamadas, sendo chamada de tendinite. Essa condição pode ocorrer nos joelhos, cotovelos e punhos, mas a tendinite no ombro é uma das mais comuns.

Você sabe como essa inflamação é causada? Conhece os sintomas e tratamentos para esse problema? Caso não, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos tudo sobre o assunto.

O que é tendinite no ombro?

Trata-se de um processo inflamatório nos tendões dos ombros, causando dor intensa que piora com o movimento dos braços ou durante a noite. O problema pode acometer tanto o ombro esquerdo quanto o direito ou até os dois simultaneamente.

Ademais, quando a tendinite no ombro é crônica, provoca alterações estruturais nos tendões, desorganizando suas fibras. Embora tenha cura, a completa remissão dos sintomas pode demorar meses para ocorrer.

O tipo mais comum de tendinite é a do músculo supra espinhoso, mas qualquer tendão que compõe a coifa dos rotadores pode ser alvo da inflamação. Ainda, a coifa dos rotadores é um conjunto muscular que centraliza a cabeça do úmero em frente à omoplata.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma decorrente da tendinite no ombro é a dor intensa na região. Por isso, o quadro é classificado de acordo com as características desse desconforto, podendo ser:

  • fase 1: a dor é aguda e há um pequeno sangramento no interior da articulação, além de inchaço. Esses sintomas se tornam mais agudos quando os braços são movimentados e melhoram com o repouso;
  • fase 2: a dor é contínua e ocorre um espessamento da bursa subacromial e o manguito rotador também sofre a inflamação;
  • fase 3: quando há uma ruptura parcial ou total do manguito rotador, ou do bíceps braquial, sendo o tipo mais grave.

Ademais, o paciente também pode apresentar dificuldade para levantar o braço acima da linha dos ombros, sensação de dor e formigamento por todo o braço, e diminuição da força muscular do ombro afetado.

Quais são as causas?

Existem diversos fatores que podem iniciar uma inflamação nos tendões da região. Na maioria dos casos, o quadro está relacionado ao esforço repetitivo em função do trabalho ou à sobrecarga dos ombros pela prática inadequada de atividades físicas.

Ademais, a tendinite no ombro pode ser provocada por exercícios de alongamento ou práticas que exijam uma grande amplitude de movimentos e tensão muscular excessiva. Quando é calcificante, a inflamação não tem causa conhecida.

Como é o tratamento?

O tratamento costuma ser realizado para atuar em duas frentes: reduzir a dor do paciente e eliminar a inflamação do tendão. Geralmente, esses objetivos são alcançados a partir das seguintes medidas:

  • fisioterapia: o profissional utiliza-se de tens, ultrassom e laser para facilitar a recuperação do paciente, além de técnicas que devolvem a amplitude de movimento, tais como, descompressão articular e exercícios pendulares;
  • quiropraxia: a terapia busca tratar a causa da tendinite por meio de técnicas de redução de inflamações, massagens, terapias físicas, manipulação das juntas e exercícios de fortalecimento.
  • uso de medicamentos: o médico pode prescrever anti-inflamatórios para diminuir a dor e a inflamação local. Quando a fisioterapia não oferece resultados satisfatórios, pode ser necessário aplicar injeções de corticoide diretamente no ombro;
  • acupuntura: a técnica milenar chinesa é utilizada para reduzir a dor instantaneamente. No entanto, ela não elimina a necessidade do tratamento clínico;
  • cirurgia: quando o tratamento conservador é realizado há mais de seis meses e o paciente não apresenta sinais de melhora, a cirurgia é indicada. O procedimento vista restabelecer os movimentos dos ombros.

Enfim, a tendinite no ombro é um problema sério e que precisa ser tratado por profissionais especializados. Assim, além de eliminar a dor intensa, você pode ter a sua amplitude de movimentos devolvida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médico e quiropata em Guarapuava

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp